terça-feira, 6 de julho de 2010

O QUE É A PSICOLOGIA CORPORAL



A psicologia corporal é uma área de estudo dentro da ciência psicológica na qual o individuo é considerado sob o ponto de vista energético. A energia é o equivalente a força vital que circula no organismo podendo estar em desequilíbrio. As pressões ambientais no trabalho, nos relacionamentos, os traumas emocionais, padrões rígidos de pensamento e comportamento, podem levar a doenças emocionais e físicas, que nada mais são que desequilíbrios energéticos.
No Oriente o conceito de energia é mais utilizado. Na China fala-se em Ch’i, no Japão Ki e na índia Prana. Estas culturas acreditam na energia que está presente em todas as coisas e seres vivos, sempre em movimento, sendo renovada. Através de toques, massagens e exercícios (Tai-chi-chuan, Medicina Chinesa, Massagem e Medicina Ayurvédica na índia) os povos orientais buscam harmonizar a energia em desequilíbrio e manter o estado de saúde no organismo.
Mas o que a energia tem a ver com o trabalho da Psicoterapia Corporal? Podemos dizer que TUDO. Para falar de Psicoterapia Corporal, devemos nos remeter a Reich, o seu criador. O médico Austro-húgaro Wilhelm Reich é considerado pai da Psicologia Corporal. Como aluno e discípulo de Freud, grande pai da Psicanálise, re-criou sua teoria com base no desenvolvimento psicossexual humano, incluindo uma visão do corpo e dos processos fisiológicos de seus pacientes. Reich observava a postura, os problemas somáticos e percebeu que todos aqueles que tinham alguma perturbação
psíquica também possuíam uma incapacidade para o prazer. Em seu livro “A Função do Orgasmo”, Reich faz um estudo detalhado da perturbação orgástica. Ele chegou á conclusão de que deveria resgatar a capacidade de entrega ao parceiro, o que determinaria uma potência orgástica saudável. A capacidade de entrega num relacionamento sexual de um indivíduo adulto foi considerada por Reich o “têrmometro” de sua saúde psíquica. A capacidade para o prazer se desenvolve em todas as esferas de vida de um indivíduo, tornando-o mais criativo em seu trabalho e suas relações mais prazerosas.
O processo de aumento da capacidade para o prazer se desenvolve dentro da Psicoterapia Corporal num contato maior com o corpo e com as sensações corporais, o que determina uma maior conexão com os sentimentos e compreensão de si mesmo. Identificando melhor o que sente, através do desbloqueio das couraças (termo utilizado por Reich para denominar anéis de tensão ao longo do corpo e estruturados no processo de desenvolvimento único para cada um), o indivíduo cria forças para buscar seus objetivos e viver uma vida mais plena e satisfatória.
A depressão, o stress, a ansiedade, o medo de realizar as coisas podem acarretar também desequilíbrios somáticos; como dores crônicas, diabetes, pressão alta, insônia, obesidade dentre tantas outras.
As técnicas corporais dentro da psicologia propõem uma escuta verbal do que é trazido pelo cliente, seus problemas, suas preocupações, seus medos e além desta uma escuta corporal. O que o corpo diz? Sua energia está alta baixa ou alta demais? Onde estão as maiores tensões? Quais áreas precisam de maior circulação energética? A respiração está livre, fluída, ou contida e ofegante? A expressão dos olhos condiz com o que é trazido verbalmente?
Os principais objetivos dentro da terapia corporal são: Dar mais espaço à espontaneidade de nossos corpos e à expressão de nossos sentimentos.
Quando conseguimos nos conectar aos sentimentos, estes nos dão segurança para agir no mundo nos fazendo sentir espontâneos e cheios de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário